CALOS INTERDIGITAIS
Os calos interdigitais são alterações na pele que geram calosidades, ou seja, lesões proeminentes engrossadas em regiões de fricção entre os dedos dos pés. Podem ser calos duros ou moles, sendo cada de uma causa diferente.
SINTOMAS
Os calos interdigitais, sejam duros ou moles, causam dores de leves a intensas, a depender da evolução do quadro. Causam também desconforto crônico para a pessoa acometida, por isso a importância do correto diagnóstico e prevenção.
CAUSAS
Os calos duros são causados por atrito entre os dedos que vai formando o calo enrijecido, ou por alguma protuberância óssea comprimindo a pele. Costuma ocorrer em pés com deformidades nos dedos como dedos em garra, em martelo ou joanetes, pois as deformidades aumentam o atrito nos dedos e causam os calos. O uso de sapatos fechados apertados aumenta o atrito e os sintomas.
Os calos moles são causados por alterações na pele por fungos, gerando micose interdigital. Possuem boa resolução com medicamentos específicos prescritos por médicos, diferente dos calos duros que são fruto de alterações mecânicas nos pés.
TRATAMENTO
A melhor prevenção e tratamento dos calos duros é retirar a pressão no ponto de dor, evitando o uso de saltos finos e sapatos finos que apertam a região dos dedos e utilizando protetores interdigitais que melhoram as dores. A pessoa pode também recorrer ao especialista para lixar os calos, o que diminui seu tamanho e, assim, a pressão nos calçados.
Em casos de difícil correção pelos métodos conservadores preventivos, a pessoa deve procurar um médico especialista ortopedista para avaliar a necessidade de procedimento cirúrgico ósseo para correção de protuberâncias ósseas.
O tratamento, assim como o diagnóstico, deve ser feito por um profissional de saúde da área com bom conhecimento sobre o assunto.