LIGAR MENU
Você está em um ambiente de compra seguro

ENTORSE DE TORNOZELO

ENTORSE DE TORNOZELO

ENTORSE DE TORNOZELO

A entorse ou torção de tornozelo é a lesão de trauma ortopédico mais comum em qualquer pronto-socorro e na vida de todos. Em sua grande maioria, uma lesão de entorse de grau leve não leva a sequelas ou necessidade de maiores intervenções, mas não deve ser ignorada, pois pode evoluir para problemas maiores no futuro.

Na maioria das vezes a entorse ocorre com o pé virando para dentro, em inversão e flexão, atingindo mais os ligamentos laterais. O tornozelo é estabilizado por 3 ligamentos laterais, o fibulo-talar anterior, o fíbulo-calcâneo e o fíbulo-talar posterior, e 1 ligamento espesso medial, o ligamento deltoide.

 

SINTOMAS

A própria torção do tornozelo já causa muita dor para a pessoa, pois se trata de um processo traumático. Além da dor na região no momento da lesão, a pessoa depois evolui com:

- Dor intensa localizada no tornozelo.

- Edema (inchaço) na região da entorse.

- Limitação dos movimentos do tornozelo.

- Incapacidade ou dificuldade para se locomover.

 

CAUSAS

As principais causas para a entorse traumática do tornozelo são predisposições, como:

- Pisada supinada, que é a pisada com a parte de fora do pé

- Pés virados para dentro, com a perna rotacionada para a mesma direção.

- Histórico de outras torções do mesmo tornozelo.

- Joelho arqueado para fora (geno-varo), comum em jogadores de futebol.

 

TRATAMENTO

O melhor tratamento não cirúrgico para as entorses do tornozelo é a prevenção das predisposições listadas acima. Portanto, é recomendado o uso de Palmilhas Ortopédicas PéLight, para correção da pisada. O uso da palmilha meia cunha PéLight em calçados esportivos para quem pratica esportes, especialmente jogadores de futebol, também é ideal para a prevenção de entorses. Por fim, é importante que a pessoa realize exercícios de fortalecimento e equilíbrio muscular dos membros inferiores e quadril, para proteger o tornozelo de graves torções.

Em caso de torção grave pode ser necessário que um médico ortopedista especialista intervenha no quadro, realizando cirurgias para corrigir fraturas ou rompimentos dos tendões dos tornozelos, por isso, é de grande importância a consulta do profissional de saúde da área para condução do caso.

O tratamento, assim como o diagnóstico, deve ser feito por um profissional de saúde da área com bom conhecimento sobre o assunto.


Conversar
no Whatsapp