LIGAR MENU
Você está em um ambiente de compra seguro

FASCITE PLANTAR

FASCITE PLANTAR

FASCITE PLANTAR – ESPORÃO DO CALCÂNEO

 

Fascite plantar é a dor no trajeto da fáscia plantar, uma faixa de tecido fibroso que vai do calcanhar aos dedos e que serve no auxílio à manutenção do arco do pé. A doença acontece por causa da inflamação da fáscia e gera sintomas impactantes na vida da pessoa.

O esporão do calcâneo, embora comumente confundido com a fascite plantar, na verdade é uma calcificação que ocorre pelo aumento de tração na região da planta do pé. Nem sempre cursa com dor, por isso deve se entender melhor ambas as doenças, para melhor diagnóstico e um tratamento direcionado.

 

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns na pessoa com fascite plantar são:

- Dor em fisgadas ou fincadas na planta do pé, piores e mais intensas pela manhã ao acordar. À medida que a pessoa levanta e anda, as dores melhoram, mas com o passar do dia ou muito tempo em pé, as dores pioram novamente, o que leva a pessoa a procurar se assentar.

- Ardência ou queimação na planta do pé.

 

CAUSAS

Dentre as causas da fascite plantar, os principais que geram a sobrecarga e dor na área afetada são:

- Pés planos (pés chatos; hiperpronados)

- Pés cavos (arco do pé muito elevado)

- Sobrepeso e obesidade

- Encurtamento da musculatura da panturrilha (perna)

- Uso de calçados baixos, sem amortecimento adequado

- Iniciar prática de exercícios físicos sem preparo correto

 

TRATAMENTO

Os melhores tratamentos e prevenções para a fascite plantar envolvem alterar a mecânica dos pés para tirar a sobrecarga da fáscia plantar, portanto, é recomendado usar Palmilhas Ortopédicas Esportivas PéLight, de acordo com seu tipo de pisada, que trazem qualidade na pisada, conforto e tiram o excesso de carga na planta do pé. É importante também que a pessoa utilize calçados com bom amortecimento, evitando o uso de sapatilhas ou ficar descalço por tempo prolongado. Por fim, como tratamento conservador, é indicada a perda de peso, em casos de pessoas com sobrepeso ou obesidade, alongamentos com alongador de panturrilha e fáscia plantar PéLight e a prática correta de exercícios físicos, orientada por um profissional da área.

Em casos reservados em que o tratamento não cirúrgico não funcione, um médico ortopedista especialista na área deve ser procurado para avaliação da necessidade de procedimentos cirúrgicos para a correção das alterações estruturais dos pés e outros fatores.
 
O tratamento, assim como o diagnóstico, deve ser feito por um profissional de saúde da área com bom conhecimento sobre o assunto.

Conversar
no Whatsapp