LIGAR MENU
Você está em um ambiente de compra seguro

METATARSALGIA

METATARSALGIA

METATARSALGIA

Metatarsalgia é o nome que se dá para as dores que afetam a parte da frente do pé em que se pisa, também chamada de bola do pé ou ainda na planta do antepé. Na região, que fica atrás dos dedos logo abaixo dos metatarsos (ossos do pé), pode formar calos onde tem mais pressão na pisada. Esses calos podem evoluir com deformidades dos dedos em garra, além da evolução da dor que fica progressivamente maior com o tempo. Assim, a dor causa dificuldade na locomoção e até incapacidade, por isso é necessário entender como evita-la.

 

CAUSAS

Dentre as causas para a dor estão alguns fatores de predisposição da doença, como:

- Uso de calçados de saltos altos, portanto, a predominância é maior nas mulheres.

- Pés cavos, com o arco do pé elevado.

- Traumas e exercícios em excesso com impacto na região.

- Atrofia do coxim plantar, um amortecedor natural do pé, que atrofia com a idade, diabetes e doenças reumáticas.

 

TRATAMENTO

A melhor forma de não desenvolver metatarsalgia é prevenindo a doença, retirando a carga excessiva que sofrem os metatarsos com o uso de Palmilhas de Metatarsalgia PéLight, indicadas principalmente para mulheres que usam saltos e pessoas que praticam esportes, que tenham pé cavo ou diabéticos. A pessoa deve evitar o uso de calçados de saltos, principalmente os com bico fino e salto alto, pois esses sapatos colocam pressão excessiva sobre a região da frente do pé, optando, no lugar, por calçados com bom amortecimento.

Diabéticos devem ter cuidados especiais com essa região do pé, pois podem sofrer de lesões mais graves com a evolução da metatarsalgia e dos calos, chegando até dar úlceras pela perda de sensibilidade local e pressão na região que tem o coxim atrofiado.

Por fim, é recomendado exercícios de alongamento da panturrilha, indicados por um profissional da área como um educador físico ou fisioterapeuta, pois esse músculo funciona como um elástico que puxa atrás dos dedos do pé, se estiver encurtado ele contribui para a sobrecarga e dor na região dos metatarsos.
 
O tratamento, assim como o diagnóstico, deve ser feito por um profissional de saúde da área com bom conhecimento sobre o assunto.

Conversar
no Whatsapp