LIGAR MENU
Você está em um ambiente de compra seguro

TENDÃO DE AQUILES

TENDÃO DE AQUILES

TENDÃO DE AQUILES

 

O tendão de Aquiles é um forte tendão da parte posterior da perna, que se insere no calcanhar (no osso calcâneo). É responsável pelo ato de levantar o peso do corpo na ponta dos pés, com a contração da musculatura da panturrilha.

Os pontos vermelhos são os pontos principais de dores no tendão de Aquiles (acima, normalmente entre 5-6 cm do ponto aonde o tendão se insere no osso do calcanhar (calcâneo) é um local freqüente de espessamento e dor no tendão e futura degeneração e ruptura.

O ponto vermelho debaixo do pé é local de dor na fáscia plantar (fascite plantar) que tem relação também com sobrecarga, deformidade dos pés, excesso e erro de treinamentos.

Existem algumas bolsas, denominadas bursas, que servem de proteção entre o tendão de Aquiles e o calcâneo e entre o tendão de Aquiles e a pele, que se denominam bursas retrocalcânea e bursa retroaquileana. Estas bursas podem se inflamar e se tornar sede de dor e incapacidade funcional do pé e tornozelo e atrapalharem a função do tendão de Aquiles ou dificultar o uso de calçados fechados pela inflamação local. Estas bursas inflamadas chamam-se: BURSITES (igual ao ombro que é o local mais comum de BURSITE).

 

CAUSAS

As principais causas das lesões do tendão de Aquiles são:

- Pisada supinada, joelhos arqueados e deformidades de rotação do membro inferior.

- Panturrilhas encurtadas.

- Sobrecarga de atividades físicas.

- Esportes que saltam e dão muito arranque como vôlei, basquete, futebol, tênis, peteca.

- Corridas intensas em subidas.

- Uso de determinados medicamentos – antibióticos dos grupos das Quinolonas (são muito usados para infecção urinária e problemas de vias aéreas como sinusite, amigdalite) e Corticoides (se você tiver infecção urinária ou sinusite e for tomar medicamentos pergunte sobre estes grupos).

- Algumas doenças como reumatismo (artrite reumatoide; espondilite anquilosante, gota).

 

TRATAMENTO

O primeiro passo no tratamento das lesões do tendão de Aquiles é corrigir a pisada, seja ela pisada pronada ou supinada, utilizando Palmilhas PéLight (Supinada ou Pronada). Deve ser feito também um trabalho de fortalecimento e alongamento da musculatura da panturrilha, utilizando o Alongador PéLight e realizando exercícios excêntricos.

É importante também realizar o controle de doenças reumáticas que podem estar causando a lesão e evitar forçar o tendão de Aquiles quando realizando tratamentos com Quinolonas ou Corticóides. Por fim, em casos específicos ou de rompimento, a pessoa deve procurar um médico ortopedista para avaliar a necessidade de cirurgias.

O tratamento, assim como o diagnóstico, deve ser feito por um profissional de saúde da área com bom conhecimento sobre o assunto.

Conversar
no Whatsapp