Pisada
Pisada Neutra
A pisada neutra é como um equilíbrio perfeito para os seus pés. Com uma distribuição uniforme do peso, o arco do pé mantém uma altura moderada, permitindo um alinhamento natural dos tornozelos e joelhos. Isso significa menos estresse nas articulações e menos chance de lesões. Além disso, a pisada neutra garante um desgaste uniforme nos seus sapatos, prolongando sua vida útil.
Pisada Supinada
A pisada supinada é caracterizada por uma distribuição desigual do peso nos pés, onde a parte externa do pé suporta a maior carga. Isso ocorre devido a um arco do pé mais alto e à inclinação excessiva para fora do tornozelo durante o movimento de pisada. Como resultado, a pisada supinada pode levar a um desgaste irregular nos calçados, especialmente na parte externa da sola. Além disso, aumenta o risco de lesões, como entorses nos tornozelos e tensões nos músculos e ligamentos.
Pisada Pronada
A pisada pronada é caracterizada pela rotação excessiva para dentro do pé durante o movimento de pisada. Isso significa que o arco do pé tende a colapsar, resultando em uma distribuição desigual do peso, com a parte interna do pé suportando uma carga maior. Como consequência, os indivíduos com pisada pronada podem apresentar um desgaste mais acentuado na parte interna dos calçados. Além disso, a pronação excessiva pode aumentar o risco de lesões, como a síndrome do estresse tibial medial e a fascite plantar.